Kassab critica falta de um pacto federativo no país
O ministro destacou a dificuldade de investimentos em grandes projetos sem parcerias com o governo federal
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, destacou nesta quarta-feira (25) a importância de um pacto federativo para maiores investimentos em estados e municípios. “Enquanto não tivermos um novo pacto federativo no Brasil, onde seja discutido a questão orçamentaria, a questão de distribuição das receitas – fruto dos impostos e dos tributos –, todos nós teremos que conviver com municípios e estados em dificuldade de realizar seus investimentos e com a necessidade de estabelecer parceiras com o governo federal”, disse em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.
Na presença de ex-governadores como Antônio Anastasia (PSDB-MG) e Omar Aziz (PSD-AM) , o ministro destacou a dificuldade de investimentos em grandes projetos sem parcerias com o governo federal. Segundo ele, porque os orçamentos dos governos estaduais e das prefeituras "perderam o seu valor" nas últimas décadas..
Kassab disse que o Programa Minha Casa, Minha Vida é o carro-chefe da pasta. O objetivo é atender 25 milhões de pessoas. “Temos muitos recursos para isso e a parceria com a Caixa [Econômica Federal] na gestão é muito bem-sucedida. Em cada município que eu vou tem uma unidade do programa com milhões para investir”.
Outro programa destacado por Gilberto Kassab, foi Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Nesse caso, os investimentos em projetos de transporte, a partir de parcerias com estados e municípios podem chegar a R$ 50 bilhões.