Dilma inaugura fábrica em Goiana nesta terça (28)

Com Teresa Leitão ausente, a presidente deverá ser recepcionada pelo senador Humberto Costa e por Bruno Ribeiro

por Élida Maria dom, 26/04/2015 - 06:00

A presidente Dilma Rousseff (PT) pisará em solo pernambucano pela primeira vez em 2015 na próxima terça-feira (28). Autoridade confirmada na cerimônia de inauguração do Polo Automotivo Jeep - da Fiat, a petista participará da solenidade marcada para as 10h, em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A última visita da presidente ao Estado foi ano passado, no período eleitoral, quando veio junto ao ex-presidente Lula (PT) pedir votos para sua campanha e para os candidatos da chapa de governador e vice, Armando Monteiro (PTB) e Paulo Rubens (PDT), respectivamente. Na pauta desta semana, a chefe do Executivo federal cumprirá agenda administrativa.

Com o PT ainda de luto pelas mortes do deputado estadual Manoel Santos e do ex-deputado federal Pedro Eugênio, o desfalque para recepcionar Dilma poderá ser ainda maior porque a presidente estadual do PT em Pernambuco, deputada Teresa Leitão, estará em Portugal. No exterior, ela irá palestrar sobre educação. Por isso, a previsão é que a petista seja recebida pelo senador Humberto Costa (PT), pelo vice-presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, além do ex-deputado federal João Paulo (PT) e o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro (PTB), que recebeu alta médica nesse sábado (25).

Fora a cúpula petista, o evento reunirá empresários e autoridades convidadas e o governador Paulo Câmara (PSB). Especulações políticas também comentam a possibilidade de homenagens ao ex-governador Eduardo Campos, assim como foi feita na presença de seus filhos, na inauguração da Fábrica da Itaipava, em Itapissuma.

Fábrica da Fiat - O primeiro passo para a construção do Polo Automotivo Jeep foi dado em Salgueiro, no sertão pernambucano, no dia 14 de dezembro de 2010, numa reunião entre o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini. No encontro houve a assinatura de um protocolo de intenções para a construção de uma fábrica de automóveis no Estado.

A obra do Polo Automotivo Jeep iniciou em setembro de 2012 e contou com um investimento acima de R$ 7 bilhões, gerando nove mil empregos (entre a Fábrica Jeep e fornecedores). O empreendimento tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano e possui na sua infraestrutura 700 robôs, sendo 650 na parte de funilaria, 10 na montagem e 40 na pintura.

COMENTÁRIOS dos leitores