Críticas ao governo e CPI da Petrobras marcam semana

A oposição endureceu o pedido de saída da presidente Dilma

por Élida Maria sab, 11/07/2015 - 14:30

A política brasileira foi pautada nesta semana por duras críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Com um discurso cada vez mais feroz em relação à gestão nacional, a oposição conseguiu fazer com que a chefe do Executivo reunisse às pressas seu Conselho Político para discutir a crise do país. Na Câmara a votação da reforma política seguiu à tona e os depoimentos da CPI da Petrobras também. Já a nível local o cenário foi de denúncias contra o Estado por falta de comida em abrigos e descaso no IML. 

Logo no início da semana Dilma convocou seus aliados para uma reunião no Palácio da Alvorada para conversar a portas fechadas. Enquanto isso, na terça-feira (7), a Câmara dos Deputados manteve o sistema proporcional nas eleições e o voto obrigatório. As regras do financiamento público sofreram uma pequena alteração, com a continuidade do financiamento misto, mas com a proibição de doações para candidatos, apenas para os partidos. Outro ponto polêmico foi o fim da reeleição e o período de cinco anos para a duração dos mandatos de todos os cargos.

Os políticos da oposição fizeram questão de endurecer as críticas ao governo Dilma. Um dos parlamentares que se posicionaram nesta semana foi o deputado federal Betinho Gomes (PSDB); ele sugeriu que a presidente renunciasse. O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, também alfinetou a petista e disse que o PT considera que tudo “é golpe”. O tucano também disparou dizendo que a presidente deveria se preocupar em responder aos tribunais. 

Em reposta a oposição, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, disse que o PSDB era golpista. Outros aliados ao Governo Federal assinaram nota na qual manifestam apoio à presidente Dilma Rousseff e ao vice-presidente Michel Temer. Eles pediram "compromisso com a legalidade democrática".

Sem agendas públicas em Pernambuco nesta semana, o governador Paulo Câmara (PSB) foi até Brasília para articular com a Força Aérea Brasileira (FAB) a expansão do terreno do Aeroporto dos Guararapes para a vinda do hub da Latam. No Distrito Federal, o socialista chegou a se reunir com o senador Humberto Costa e com o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). 

Também no cenário local, o recesso da Assembleia Legislativa de Pernambuco está sendo pautado nas articulações das eleições e a oposição se dedicando nas fiscalizações ao governo de Pernambuco. No Sertão, o deputado federal Jarbas Vasconcelos articula neste sábado (11) filiações em prol do PMDB e parlamentares e cientista político avaliam os seis meses do governador Paulo Câmara (PSB). 

COMENTÁRIOS dos leitores