Para PT, ato contra o Instituto Lula é 'intolerável'

Rui Falcão acredita que o ato é fruto de uma “campanha de ódio” contra o partido e contra o ex-presidente da República

por Élida Maria sab, 01/08/2015 - 12:16
Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo O presidente nacional do PT assina o documento e diz que a ação é um ataque à democracia Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

O Partido dos Trabalhadores (PT) se posicionou neste sábado (1°), por meio de uma nota oficial, sobre a bomba jogada em frente ao Instituo Lula, na noite da última quinta-feira (30), em São Paulo. Assinado pelo presidente nacional da legenda, Rui Falcão, o texto diz que os autores do ato carregam “um DNA da intolerância, do autoritarismo e da violência política”.

Para o partido, o maior ataque foi feito, na verdade, à democracia do Brasil e não ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Falcão também relata na nota que a ação ultrapassou todos os limites e alegar ser fruto de uma campanha de ódio contra o ex-presidente Lula, o PT e o projeto de transformação do país.

Confira a nota na íntegra:

Nota oficial

A campanha de ódio contra o ex-presidente Lula, o PT e o projeto de transformação do país ultrapassou todos os limites na noite desta quinta-feira (30 de agosto). O verdadeiro alvo da bomba lançada, de forma covarde, contra a sede do Instituto Lula, é a Democracia, conquistada neste país com a luta e o sacrifício de gerações, luta na qual o ex-presidente Lula e o PT desempenharam papel fundamental, vocalizando os anseios dos trabalhadores e das camadas mais amplas da população.

Os autores do atentado desta quinta-feira carregam o DNA da intolerância, do autoritarismo e da violência política, que ao longo da história deram origem às ditaduras – como a que se abateu sobre o Brasil em 1964 – e ao fascismo em todas as suas formas. O recurso à violência e ao terror é um passo intolerável numa escalada de agressões às liberdades políticas em nosso país.

A sociedade brasileira fez, nas últimas décadas, uma sólida opção pela democracia. O Brasil repudia o terror e a violência política, quaisquer que sejam sua origem e seus propósitos. A democracia brasileira será sempre maior que o ódio e a intolerância.

Rui Falcão

Presidente Nacional do PT

COMENTÁRIOS dos leitores