CPI da Petrobras ouve Venina da Fonseca nesta terça

Ex-gerente da estatal disse ter sido afastada do cargo depois de denunciar superfaturamentos em obras da Petrobras

por Dulce Mesquita ter, 22/09/2015 - 10:10

A CPI da Petrobras se reúne, na tarde desta terça-feira (22), para ouvir o depoimento da ex-gerente da área de Abastecimento da estatal, Venina Velosa da Fonseca. À Polícia Federal, ela disse que foi afastada do cargo depois de denunciar superfaturamentos em obras da Petrobras.

Uma das suspeitas apontadas por ela foi em relação à construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O custo inicial do empreendimento era de US$ 2,5 bilhões de dólares, mas já foram investidos R$ 18 bilhões.

Os deputados querem mais esclarecimentos e esperam ter a colaboração dela na sessão que está marcada para as 14h.

Outras oitivas - O colegiado também havia marcado os depoimentos dos ex-controladores da empresa Suzano Petroquímica, comprada pela Petrobras em 2007, David e Daniel Feffer. No entanto, eles pediram adiamento por motivos religiosos, já que nesta terça os judeus comemoram o Yon Kipur, o Dia do Perdão.

A Operação Lava Jato apura que o valor pago pela empresa foi o dobro do que ela realmente valeria no mercado. Há duas semanas, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse que as aquisições de empresas eram definidas pelo então presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.

A CPI quer mais informações para saber se o valor extra da compra foi usado para pagamento de propina. Os depoimentos dos empresários ainda não foram remarcados, mas devem ocorrer em outubro.

Com informações da Agência Câmara.

COMENTÁRIOS dos leitores