Cinco deputados oficializaram candidatura à presidência
Votação para escolher o substituto de Eduardo Cunha está marcada para a próxima quinta (14)
Com a data da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados agendada, até agora, para a próxima quinta-feira (14), cinco parlamentares já oficializaram a postulação ao cargo. Todos os nomes são de partidos aliados ao governo. O candidato eleito substituirá Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que renunciou ao cargo de presidente da Casa na última quinta (7).
O primeiro a entrar na disputa, ainda na quinta, foi Fausto Pinato (PP-SP). Ele foi o primeiro relator do processo que pede a cassação de Cunha no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. No mesmo dia, o deputado Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) também entrou na disputa.
Na sexta (8), foi a vez do deputado Carlos Manato (SD-ES). Ele é o atual corregedor da Câmara e está em seu quarto mandato como deputado federal. O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) foi o quarto a oficializar a postulação. O peemedebista foi ministro da Saúde no governo Dilma e apesar do rompimento de seu partido com o governo defendeu o voto contrário ao impeachment da presidente afastada. O último registro solicitado até às 18h de ontem foi o do também peemedebista Fábio Ramalho.
Caso a data da eleição permaneça na quinta, os parlamentares podem se inscrever até o meio-dia da mesma data. Uma briga entre o presidente em exercício Waldir Maranhão e o colégio de líderes tem gerado um impeasse quanto a data da escolha. A liderança defende que a votação ocorra na terça-feira (12).