TSE recebe 495.403 pedidos de candidatura

Número ainda está sendo atualizado pelos tribunais regionais. Em outubro, serão eleitos 5.568 prefeitos e 57.931 vereadores em todo o país

por Dulce Mesquita ter, 16/08/2016 - 11:06

Com o prazo para registro de candidaturas encerrado nessa segunda (15), o Tribunal Superior Eleitoral recebeu 495.403 requerimentos, sendo 16.818 para prefeito, 16.816 para vice-prefeito e 461.769 para vereador. De acordo com a última atualização feita às 7h23 desta terça-feira (16) no Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), em Pernambuco, há 137 candidatos a prefeito, 138 a vice-prefeito e 4250 a vereador.

O número do estado, assim como de outras unidades da federação, vai aumentar porque o sistema ainda está sendo atualizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Até o momento só foram inseridos os dados de 57 dos 184 municípios. São Paulo é o estado com o maior número de candidatos - 2.214 para prefeito, 2.215 para vice-prefeito e 81.794 para vereador -, seguido de Minas Gerais e Bahia.

A quantidade também poderá sofrer alteração porque as candidaturas ainda podem ser indeferidas pelos juízes eleitorais, caso não sejam cumpridos os requisitos legais, entre eles estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados disputem eleições pelo prazo de oito anos.

Mais registros

 

Caso algum partido ou coligação tenha perdido a data, poderá ainda registrar a candidatura até sábado (20), observado o prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pelo juízo eleitoral competente para receber e processar os pedidos de registro.

Já 2 de setembro é o último dia para os órgãos de direção dos partidos preencherem as vagas remanescentes para as eleições proporcionais, observados os percentuais mínimo e máximo para candidaturas de cada sexo, no caso de as convenções para a escolha de candidatos não terem indicado o número máximo previsto pela Lei das Eleições.

Por fim, 12 de setembro é o prazo final para fazer o pedido de registro de candidatura às eleições majoritárias e proporcionais na hipótese de substituição, exceto em caso de falecimento de candidato, quando a substituição poderá ser efetivada após esta data, observado, em qualquer situação, o período de até 10 dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Deverão ser eleitos 5.568 prefeitos, com o mesmo número de vice-prefeitos. Em todo o país, são 57.931 vagas para vereador, sendo 2137 para Pernambuco.

Propaganda

Pelo calendário eleitoral, a propaganda nas ruas e na internet pode ser feita a partir desta terça e segue até o dia 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno. Os candidatos podem realizar caminhadas, carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som das 8h às 22h. O horário para comícios é um pouco maior, das 8h às 0h.

 

COMENTÁRIOS dos leitores