Batalha Uber x Táxi pauta discurso de candidatos no Recife

Prefeito e candidato a reeleição, Geraldo Julio é contra a atividade a partir do aplicativo, já os demais candidatos defendem a regulamentação do novo serviço

por Giselly Santos ter, 06/09/2016 - 09:51

Fiscalização, regulamentação e diálogo. São essas as promessas que pautam os discursos dos candidatos a prefeito do Recife em relação ao transporte individual de passageiros, mais especificamente na batalha entre os motoristas que atendem a partir do aplicativo Uber e os taxistas

O prefeito Geraldo Julio (PSB) apimentou a discussão quando, em vídeo, veiculado nas redes sociais, colocou-se contra o app e prometeu que criaria uma comissão para garantir o que diz a Lei Federal 12.468/2011 sobre a atividade ser “privativa dos profissionais taxistas”. Em um segundo esquete, o socialista recrimina os candidatos que prometem regularizar o Uber.“A opinião do prefeito sobre o Uber não tem qualquer influência no Brasil. Qualquer candidato a prefeito que está dizendo que vai regulamentar o Uber não está dizendo a verdade”, dispara.

 

Em contraponto, também em vídeo, o candidato João Paulo (PT) disse que o “diálogo” e a “justiça” deveriam pautar o debate entre as categorias. “Não podemos fechar os olhos para as novas tecnologias, nem desrespeitar os serviços para a população. Vamos chamar os dois lados para conversar”, salientou.

Já ao analisar a postura de Geraldo sobre o assunto, João Paulo chamou a atitude do socialista de “incompetência”. “O prefeito cometeu um erro político muito grave. Teve esse tempo todo para chamar os setores para dialogar, mas de uma hora para outra marca uma reunião à noite sem a representação, em tese, oficial dos sindicatos e grava, de forma ridícula, um vídeo”, cravou.

Também defendendo a regulamentação, o candidato Edilson Silva (PSOL) disse que barrar o Uber é como impedir o desenvolvimento da primavera. “Não podemos atentar contra o desenvolvimento tecnológico. É como querer barrar a primavera. Deve ser regulamentado o quanto antes, para criar uma concorrência leal”, argumentou.

Na mesma linha, Priscila Krause (DEM) observou ser “inútil tentar proibir a atividade do Uber”. “Seria o mesmo que tentar cobrir o sol com a peneira. A verdade é que a tecnologia e os seus caminhos farão das fiscalizações da CTTU ações pouco efetivas. Proponho duas ações objetivas. Regulamentar o serviço do Uber, para que atuem sob o olhar parceiro e fiscalizador da Prefeitura. e revisar a legislação dos taxistas que, por justiça, devem ter o direito de competitividade, hoje já existente”, salientou.

Já Carlos Augusto (PV) reuniu um taxista e um motorista do Uber para debater o assunto. Em vídeo, os dos argumentam os prós e contras de cada categoria e o verde condena a “omissão” da atual gestão. “A falta de regulamentação tem gerado violência entre os dois lados. A omissão da prefeitura hoje não pode continuar. Vamos regulamentar e garantir o convívio harmônico de taxista e Uber”, pontuou. 

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