Desfile em Brasília tem vaias a Temer e saída discreta

Para evitar mais vaias do público, presidente chegou e saiu do evento em carro fechado e sem falar com a imprensa

qua, 07/09/2016 - 12:11
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar de a segurança ter sido reforçada para evitar protestos contra o presidente Michel Temer, o desfile cívico-militar do dia 7 de Setembro, em Brasília, foi realizado sem transtornos. No início da solenidade, o público vaiou o chefe do Executivo federal na chegada à Esplanada dos Ministérios.

Embed:

No final do desfile, o presidente Michel Temer aproveitou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça pra sair em carro fechado. Também estiveram presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, a Polícia Militar não permitiu a entrada de pessoas com cartazes e faixas de protesto. Mais de 25 mil pessoas, de acordo com a PM, assistiram ao desfile nas arquibancadas. Quem não conseguiu acesso à estrutura montada passou por apertos nas poucas áreas abertas, já que toda a área foi cercada por tapumes. Sem conseguir ver o desfile direito, várias pessoas foram embora.

A segurança foi reforçada com 1,5 mil policiais militares para evitar que manifestantes interrompessem o desfile cívico-militar. Em vários pontos de acesso ao local do desfile, houve revista. A PM também orientou o público a levar apenas itens essenciais para a Esplanada dos Ministérios. Além da PM, o evento contou com o apoio de 51 bombeiros, 50 agentes do Detran, policiais civis e militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.

A novidade este ano ficou por conta do atleta que conduziu o fogo simbólico, que representa o patriotismo do povo brasileiro. A tafera coube a Arthur Nory, medalha de bronze no solo masculinoda ginástica artística nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Como nos anos anteriores, o desfile contou não apenas com os grupamentos em terra, mas também com as aeronaves das Forças Armadas nos ares. O desfile contou com a participação de 1,2 mil estudantes das redes pública e privada do Distrito Federal. Eles fizeram uma homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Entre os militares, 3,3 mil integrantes das forças de segurança desfilaram a pé, motorizados e no céu, com manobras acrobáticas da Esquadrilha da Fumaça.

COMENTÁRIOS dos leitores