TRE-PE faz alerta sobre rezoneamento e biometria

No dia 2 de outubro, 57% dos mais 6 milhões e 500 mil pernambucanos votarão pelo sistema de biometria

por Thabata Alves qui, 15/09/2016 - 19:14
Wilson Dias/ABr Votação pelo sistema de biometria Wilson Dias/ABr

A menos de vinte dias das eleições municipais o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) convocou a imprensa, na tarde desta quinta-feira (15), para tratar sobre a cobertura do pleito no Estado. Na ocasião, o assessor da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos detalhou algumas das mudanças que serão implementadas este ano.

O rezoneamento eleitoral é uma das principais medidas adotadas pelo TRE-PE, a medida se trata de redistribuir o eleitorado e municípios pelas zonas eleitorais. A readequação ocorrerá em municípios que têm menos de 10 mil eleitores e em sessões eleitorais com grande número de eleitores. Na prática, quem tiver sua sessão ou zona eleitoral modificada, votará no mesmo local, no entanto, receberá no momento que for votar um novo título de eleitor e o comunicado de onde votará no próximo pleito. 

Segundo Orson Lemos, a mudança ocorrerá em 15 municípios pernambucanos. Entre os municípios que haverá rezoneamento estão: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Caruaru, Limoeiro e Verdejante. No Recife mais de 300 mil eleitores terão suas sessões trocadas devido à readequação. 

Biometria - A equipe do TRE-PE também detalhou que no dia 2 de outubro, 57% dos mais 6 milhões e 500 mil pernambucanos votarão pelo sistema de biometria e para que não haja nenhum imprevisto, haverá uma senha destinada ao eleitor. Os dígitos serão usados apenas se a digital do eleitor não for identificada quando for votar. A senha a ser digitada pelo eleitor é o ano de seu nascimento, o que fará com que seja liberada a sua votação. 

O TRE-PE ainda lembra aos pernambucanos que através do site http://www.tre-pe.jus.br/ podem ser consultados os locais de votação e zonas eleitorais. A página também pode auxiliar quem for trabalhar como mesário. Os demais eleitores também podem tirar suas dúvidas pelo serviço do Disk Eleitor, que funciona diariamente das 12h às 19h, pelo telefone 3194.9400. 

COMENTÁRIOS dos leitores