Coligação de Heraldo protocola pedido na Justiça Eleitoral

A coligação Frente Jaboatão Avança Mais, em nota divulgada nesta terça (20), solicitou na justiça eleitoral pedido para informações detalhadas sobre a pesquisa do Ipespe

por Taciana Carvalho ter, 20/09/2016 - 15:35

Em nota divulgada, nesta terça (20), a coligação do candidato à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes Heraldo Selva (PSB) declarou que solicitou à Justiça Eleitoral informações detalhadas da pesquisa eleitoral divulgada, nessa segunda (19), pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No balanço, o prefeiturável Anderson Ferreira (PR) lidera com 24% das intenções de votos, em seguida, por Neco (PDT) com 21%. Em terceira colocação, estaria o pastor Cleiton Collins (PP) com 12%. 

O documento também destaca que o levantamento, registrado no último dia 13, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), não estaria divulgado no site do Tribunal. No pedido, a coligação Frente Jaboatão Avança Mais requer o "fornecimento do sistema de controle interno, à verificação e à fiscalização dos dados das entidades e das empresas que divulgarem pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos, os referentes à identificação dos entrevistadores para que, por meio de escolha livre e aleatória de planilha individuais, mapas e equivalentes, possa confrontar e conferir os dados publicados, preservado a identidade dos entrevistados".

A Frente Jaboatão Avança Mais também pede “o relatório entregue ao solicitante da pesquisa e ao modelo do questionário aplicado e o percentual de entrevistas realizadas em cada um dos bairros elencados no registro”. 

Pedido

A resolução 23.453/15 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que as coligações possam ter acesso ao sistema interno de controle, à verificação e à fiscalização de coleta de dados das entidades e empresas que divulgarem pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições.

Deferido o pedido da coligação, a empresa responsável pela pesquisa será intimada a disponibilizar, num prazo de dois dias, o acesso aos documentos solicitados.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores