Reta final da campanha eleitoral não atrai recifenses

Eleitores também não têm a intenção de debater a escolha de prefeito e vereadores com amigos e familiares. Eleições estão marcadas para domingo (2)

por Dulce Mesquita qui, 29/09/2016 - 00:30
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo

No próximo domingo (2), os eleitores do Recife vão às urnas para escolher o prefeito, o vice-prefeito e os 39 vereadores que irão exercer o mandato de 2017 a 2020. No entanto, mais da metade dos recifenses não está interessada nas eleições. É o que aponta o quarto levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), e divulgado nesta quinta-feira (29).

Apesar de ter apresentado um percentual alto, o estudo encomendado pelo Portal LeiaJá, em parceria com o Jornal do Commercio, mostra que o nível de desinteresse caiu consideravelmente, já que nas duas pesquisas anteriores o percentual de pessoas que informaram não estarem interessadas no pleito passou dos 70%.

O levantamento também questionou os eleitores sobre a intenção de debater as escolhas com familiares e amigos. Das pessoas que participaram da pesquisa, 76% disseram que não vão pedir votos para qualquer candidato a prefeito e 74% responderam que não irão tentar conquistar mais votos para candidatos a vereador.

O percentual se manteve o mesmo das pesquisas anteriores, considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Guia eleitoral

Apesar de ser um dos principais meios considerados pelos postulantes para divulgar as propostas e as candidaturas, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão continua tendo forte rejeição por parte dos recifenses. Da amostragem, 47% das pessoas disseram que não pretendem ouvir ou assistir ao guia. Quanto maior é o grau de instrução e a idade, menor é o interesse pelo guia.

Embora o índice de rejeição ainda seja alto, a poucos dias das eleições, a reta final da campanha parece ter despertado o interesse de parte do eleitorado, já que a rejeição da audiência medida nas últimas pesquisas foi de 60% e 50,6%.

Essa pesquisa do IPMN foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro, no centro do Recife, com eleitores com idades a partir de 16 anos. O estudo foi registrado junto a Justiça Eleitoral, sob o número PE-04817/2016, no dia 23 de setembro.  O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais.

COMENTÁRIOS dos leitores