Mais da metade dos eleitores está interessada no 2º turno
88,4% dos eleitores disseram que irão comparecer ao segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 30 de outubro
Ao medir o interesse da população pelas eleições municipais, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) mostrou que 51,9% dos recifenses tem se envolvido com o pleito, enquanto 47,7% do eleitorado não demonstra interesse.
No levantamento, encomendado pelo Portal LeiaJá, em parceria com o Jornal do Commercio, 88,4% dos eleitores disseram que irão comparecer ao segundo turno das eleições municipais, marcado para o dia 30 de outubro. Outros 10,5% não pretendem ir votar. Embora a presença nas urnas seja confirmada pela maioria, apenas 25,1% irão pedir votos para o candidato a prefeito entre amigos e parentes. Do montante, 74,6% responderam não terem essa intenção.
Sobre a audiência para o guia eleitoral no rádio e na TV, 50,4% responderam que não pretendem ouvir ou assistir à propaganda, enquanto 49,1% pretendem conferir as propostas dos candidatos pelos programas.
O guia eleitoral é uma das principais armas dos candidatos. O petista João Paulo, por exemplo, afirmou que irá apostar no guia para conquistar os votos dos indecisos e mudar o cenário, que aponta para uma provável vitória do prefeito Geraldo Julio. Embora a propaganda gere esperança, para o cientista político e coordenador do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), Adriano Oliveira, ela não tem tido maior peso na decisão do eleitor. “O que podemos observar é que o guia eleitoral do candidato João Paulo não está convencendo o eleitor para mudar o voto”, avaliou.
Essa pesquisa foi realizada nos dias 13 e 14 de outubro e registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-00768/2016, no dia 8 de outubro. O nível estimando de confiança é de 95% com margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Primeiro turno
Entre os eleitores, 92,5% responderam que lembram em quem votou no primeiro turno das eleições municipais. Desses, 45,3% optaram por Geraldo Julio, 30,7% por João Paulo, 10,9% por Daniel Coelho; 3,4% por Priscila Krause, 0,9% por Edilson Silva e 0,1% por Carlos Augusto.