BRT está entre prioridades do prefeito reeleito de Belém

Zenaldo Coutinho garante conclusão das obras e promete investimentos em saúde, educação e segurança. Novo mandato, porém, ainda depende de confirmação da Justiça Eleitoral.

seg, 31/10/2016 - 19:15
Divulgação Zenaldo Coutinho, prefeito reeleito de Belém Divulgação

Reeleito com 396.770 votos, 52,33% dos votos válidos, contra 361.376 de Edmilson Rodrigues (PSOL), que correspondem a 47,67%, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, reforçou que uma das metas principais de sua administração será a conclusão do BRT. A obra terá 13 quilômetros de extensão e vai se expandir até o Tapanã e Icoaraci. No primeiro mandato de Zenaldo, o BRT chegou até o estádio Mangueirão.

Na educação, o tucano enfatizou que Belém possui poucas creches e, por isso, prometeu construir cinco. O projeto Educação Inclusiva também será ampliado, segundo Zenaldo, com atendimento especializado para crianças com deficiência.

Já se referindo à saúde, o prefeito afirmou que vai ampliar o programa de atenção básica e concluir as obras no Pronto-Socorro do Guamá, assim como pretende consolidar uma rede de atendimento com cinco UPAs e dois pronto-socorros. Na segurança, ele afirmou que irá aumentar o videomonitoramento nos bairros, em locais estratégicos, e melhorar a iluminação nas ruas. Também disse que vai implantar bases descentralizadas de pronto atendimento.

Zenaldo prometeu a conclusão das 9.400 casas, que já estão em construção, para famílias de baixa renda. Sobre concursos públicos, ele disse que, apesar da crise que o país vive, existem muitos cargos em diversos órgãos para serem preenchidos, e anunciou a abertura de editais ainda para este ano.

O prefeito reeleito tem 55 anos, é casado e tem duas filhas. Além disso, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará. Zenaldo começou a carreira política aos 21 anos, quando foi eleito e reeleito vereador. Posteriormente, elegeu-se deputado estadual, até 1995, quando se tornou presidente da Assembleia Legislativa. Após o ano de 1999 cumpriu quatro mandatos seguidos como deputado federal.

Nas eleições deste ano Zenaldo teve a candidatura cassada. O juiz da 97ª Zona Eleitoral de Belém, Antonio Claudio Cruz, considerou irregular a divulgação dos vídeos nos quais o candidato aparecia inaugurando obras no período de campanha eleitoral. A defesa recorreu da decisão e negou as acusações. O candidato vitorioso nas urnas poderá deixar o cargo caso a cassação prevaleça em última instância.

Com informações de Yasmim Bitar, Ângela Reis, Poliana Suene e Leandro Müller.

COMENTÁRIOS dos leitores