Dilma Rousseff e Lula lamentam morte de Fidel Castro

Líder cubano morreu aos 90 anos na capital Havana

por Nathália Guimarães sab, 26/11/2016 - 11:02
Divulgação/Facebook/Lula Lula comentou que sente a morte de Fidel como a perda de um irmão mais velho Divulgação/Facebook/Lula

A ex-presidente Dilma Rousseff e Lula lamentaram a morte do líder Fidel Castro em nota compartilhada por meio das redes sociais neste sábado (26), em que prestam condolências à sua família e ao povo cubano. Para Dilma, o falecimento do revolucionário é motivo de luto e dor. Lula, por sua vez, disse que o comandante tinha um espírito combativo e solidário. Fidel morreu aos 90 anos na capital Havana, em Cuba.

"Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração", escreveu Dilma, em nota. Ainda de acordo com Dilma, o cubano soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo e conseguiu se tornar um ícone para a juventude ao redor do mundo.

Lula comentou que sente a morte de Fidel como a perda de um irmão mais velho. "Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança. Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo. Hasta siempre, comandante, amigo e companheiro Fidel Castro", escreveu no Facebook.

LeiaJá também

--> Morte de Fidel domina manchetes no Reino Unido

--> Em Miami, exilados cubanos celebram morte de Fidel Castro

--> Fidel, a revolução e o fascínio dos intelectuais

COMENTÁRIOS dos leitores