No Recife, Lula é o mais cotado para comandar o país
Para 34,9% dos recifenses, o ex-presidente petista é o mais indicado para assumir a Presidência da República. Ele governou o país de janeiro de 2003 a dezembro de 2010
Em novo estudo, o Instituto de Pesquisas Uninassau mostra que, mesmo sendo réu da Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é cotado pelos recifenses para assumir a Presidência da República. O petista comandou o país de janeiro de 2003 a dezembro de 2010.
Ao responderem à pergunta "Se a eleição para presidente da República fosse hoje, você votaria em quem?", 34,9% dos entrevistados disseram que votariam em Lula. Marina Silva foi indicada por 12,2%. Jair Bolsonaro foi o terceiro mais citado, tendo a preferência de 7,5% dos recifenses. Ciro Gomes e Aécio Neves seriam a opção de 2,4% cada um. Geraldo Alckmin e Álvaro Dias também foram mencionados por 0,6% e 0,5% das pessoas que participaram da pesquisa, respectivamente.
Neste ano, a força-tarefa da Lava Jato afirmou que o ex-presidente é considerado o “comandante máximo do esquema de corrupção da Lava Jato”, tendo três fins: governabilidade corrompida, perpetuação criminosa do poder e enriquecimento ilícito. Em setembro, ele se tornou réu sob as acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia do Ministério Público Federal sustenta que ele recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio - de um valor de R$ 87 milhões de corrupção - da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012.
A pesquisa do Instituto Uninassau, divulgada nesta segunda-feira (26), foi realizada nos dias 13 e 14 de dezembro, no Recife. O nível estimado de confiança é de 95%, com margem de erro de quatro pontos percentuais.