Ministro do STF concede habeas corpus a Ney Santos
Prefeito eleito da cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, deve comparecer à cerimônia de posse no domingo, caso contrário pode perder o mandato
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, concedeu hoje (9) uma liminar revogando o pedido de prisão do prefeito eleito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB). Com isso, ele deixa de ser considerado foragido e pode assumir o cargo, o que acontecerá neste domingo. Além do prefeito eleito, outras sete pessoas envolvidas no caso se beneficiaram com a decisão do STF.
Ney Santos é apontado pelo Ministério Público como líder de uma quadrilha de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A prisão dele e de mais 14 pessoas foi ordenada no dia 9 de dezembro. No dia 18 de janeiro, foi diplomado por procuração, fazendo com que o presidente da Câmara tivesse que ocupar o cargo até o dia 1° de fevereiro, quando o vice-prefeito, Peter Calderoni (PMDB), assumiu o posto.
Caso Ney Santos não compareça na cerimônia do dia 12 para assumir o cargo, os vereadores poderão se reunir e começar o procedimento para declarar o posto vago, o que pode fazer com que o vice assuma de forma definitiva. Até agora, três cerimônias de posse foram marcadas mas o prefeito eleito não compareceu a nenhuma delas.