Lula perde disputa judicial contra Joice Hasselmann
Jornalista foi acusada de difamação pelo ex-presidente e venceu processo em primeira instância
A jornalista Joice Hasselmann venceu a disputa judicial travada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-apresentadora de um programa da revista Veja, ela teceu duras críticas durante um dos vídeos, chamando Lula de “ladrão” e “corrupto”. O juiz José Zoéga Coelho considerou descabida a acusação de difamação e disse que Joice fez críticas com base na “extrema gravidade dos fatos notórios”, fazendo referência ao período em que o Partido dos Trabalhadores esteve no poder.
No YouTube, a jornalista fez um vídeo em que explica para os seus mais de 400 mil seguidores os motivos que acredita terem sido decisivos para sua absolvição. “Disse que Lula é ladrão. A Justiça concordou e a verdade prevaleceu. Venci”. As declarações foram feitas quando Joice era chefe do projeto audiovisual intitulado TVeja. Hoje, ela mantém canais independentes nas redes sociais, em que produz vídeos e textos com análises políticas. A decisão da Justiça é em primeira instância e cabe recurso.
Reinaldo Azevedo
Em outro imbróglio jurídico, Joice Hasselmann está movendo um processo contra Reinaldo Azevedo. O jornalista da rádio Jovem Pan publicou um vídeo em que chama a colega de profissão de burra, doida, ignorante e loira do banheiro. O ataque foi uma resposta a um vídeo em que Joice questiona a mudança de posicionamento político do apresentador. “Reinaldo Azevedo não é mais um dos ícones dos movimentos democráticos. Agora, ele arregaça as mangas para atacar os movimentos e qualquer um que não concorde com suas ideias ouve que ‘é da direita xucra e manipulada'”, declarou a jornalista.