Títulos de eleitor podem ser regularizados até 2 de maio

Após essa data, os títulos em condições irregulares poderão ser cancelados. O cidadão pode consultar sua situação no site do TSE ou no cartório eleitoral

por Dulce Mesquita seg, 24/04/2017 - 10:02
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições ou não pagaram as multas correspondentes têm até o dia 2 de maio para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Após essa data, os títulos em condições irregulares poderão ser cancelados.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,8 milhão de eleitores em todo o país estão com seus títulos irregulares por ausência nas três últimas eleições. Em Pernambuco, por exemplo, 10.260 títulos do Recife precisam de regularização. Jaboatão dos Guararapes (6.497), Caruaru (2.357), Cabo de Santo Agostinho (1.723) e Camaragibe (1.139) também têm muitas pessoas que precisam procurar a Justiça Eleitoral. Em todo o estado, são 172 municípios com pendências entre os eleitores.

Os eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.

O que fazer

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral no site do TSE. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação. Para fazer a regularização, o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores