Alepe discute ameaça de esvaziamento da Hemobrás

A audiência pública sobre o assunto será na próxima segunda-feira (7), às 9h30, no Auditório Senador Sérgio Guerra

por Giselly Santos sab, 05/08/2017 - 12:51

A ameaça de esvaziamento da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), instalada em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, será alvo de discussão na Assembleia Legislativa (Alepe). A possibilidade é devido ao projeto de uma nova unidade de hemoderivados em Maringá (PR), que deve põe em xeque a produção da instalação pernambucana, já que o chamado fator VIII recombinante, produto mais rentável a ser produzido em Goiana, poderá não acontecer como projetado desde o início. A audiência pública sobre o assunto será na próxima segunda-feira (7), às 9h30, no Auditório Senador Sérgio Guerra.

O debate foi solicitado pela deputada Priscila Krause (DEM), que já havia abordado o assunto em Plenário. Na ocasião, a parlamentar criticou a postura do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que estaria, segundo ela, “usando recursos públicos para uma conveniência política local”, ao levar as ações, antes previstas para a unidade pernambucana, à unidade a ser implantada no município paranaense.

Foram convidados para o encontro representantes do Ministério da Saúde, do Tribunal de Contas da União, da Hemobrás e da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Do Governo Estadual, devem comparecer membros das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico. Também é esperada a participação de deputados federais. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores