Câmara debate se ricos devem pagar por ensino público

Deputado Caio Narcio (PSDB-MG) argumenta que "não é razoável que um cara pare uma BMW e vá estudar na universidade pública de graça"

por Wagner Silva ter, 22/08/2017 - 17:06

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados reúne hoje parlamentares e representantes da sociedade civil para discutir a possibilidade de pessoas consideradas ricas pagarem por cursos superiores em instituições públicas. O deputado Caio Narcio (PSDB-MG) foi quem convocou o debate e argumentou que a educação brasileira precisa de investimentos para combater a defasagem e melhorar seus resultados em tempos de crise.

“A gente observa que existe uma dicotomia na educação superior no Brasil: quem tem dinheiro está estudando de graça e quem não tem está pagando para estudar na [faculdade] privada porque não consegue ter acesso ao ensino gratuito", afirmou o parlamentar. “Não é razoável que um cara pare uma BMW e vá estudar na universidade pública de graça", completou Narcio.

Para participar do debate foram convidados o coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Patroca Kataguiri; a ex-presidente da União Nacional dos Estudantes, Marianna Dias e Carina Vitral; o presidente da Comissão de Direito Econômico da OAB, Luiz Fernando Prudente do Amaral; a representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Cristina Helena Carvalho; o representante da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas; e o professor da Instituição de Ensino Superior em São Paulo (Insper) e da Universidade de São Paulo (USP) Naercio Menezes.

COMENTÁRIOS dos leitores