Bolsonaro mobiliza simpatizantes pelas ruas de Belém

Carreata do aeroporto de Val-de-Cães até local de evento político, em bairro próximo do centro da capital paraense, foi marcada por manifestações de apoio e protestos

qui, 05/10/2017 - 20:14

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi recebido e ovacionado por uma multidão no Aeroporto Internacional de Belém, na tarde desta quinta-feira (5). O parlamentar chegou à cidade por volta de 15 horas, e causou tumulto logo depois do desembarque. Um trio elétrico acompanhou Bolsonaro até o local onde ele participou de um evento.

Ao lado do deputado Éder Mauro (PSD-PA), Bolsonaro falou sobre política nacional, desenvolvimento econômico e segurança pública, em palestra gratuita, no Belém Hall, na travessa Antônio Barreto. A palestra estava prevista para começar às 17h30. Porém, devido ao tumulto e ao grande fluxo de veículos e pessoas que acompanham o trio elétrico, começou somente às 19 horas.

No aeroporto, os seguidores do deputado - em sua maioria jovens - entoavam gritos como “mito”, “uh, é Bolsonaro”, “Bolsonaro presidente” e “Lula na cadeia”. Vários policiais militares presentes tiravam fotos e aplaudiam o pré-candidato à Presidência da República. O ex-prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) desembarcou no mesmo voo que Bolsonaro e foi hostilizado pela multidão.

A estrutura com trio elétrico foi montada em frente ao portão D do aeroporto. Após o desembarque, Bolsonaro e Éder Mauro subiram no trio e discursaram. Bolsonaro vestiu a camisa do Remo e do Paysandu, homenageou o juiz Sérgio Moro e a Polícia Militar e afirmou: “O estado é laico, mas eu sou cristão”. 

O delegado Éder Mauro fez duras críticas à corrupção. Afirmou que, quando Bolsonaro for eleito, os corruptos não terão vez. “Vamos colocar todos os corruptos atrás das grades”, disse o deputado. Em agosto desse ano, porém, Éder Mauro votou a favor do arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer, acusado de envolvimento em corrupção.

Manifestantes contrários ao parlamentar também foram para as ruas. Na avenida Almirante Barroso, uma faixa com os dizeres “Nossa Senhora nos livre do Bolsonaro” foi pendurada em uma passarela.

Por João Paulo Jussara.



COMENTÁRIOS dos leitores