Prefeitura inicia fóruns do Recife Participa 2017
Primeiro encontro para coletar as demandas populares será nesta terça-feira (7), no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha
Os fóruns da edição 2017 do Recife Participa, programa de participação popular da prefeitura, iniciam nesta terça-feira (7) e seguem até o dia 2 de dezembro. De acordo com a organização, serão realizadas sete rodadas de escuta da população nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade, além de um seminário. O primeiro encontro realizado no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a partir das 18h. As discussões serão direcionadas às questões da população residente na RPA 2.
Serão abordados temas relativos a Infraestrutura, Saúde, Educação, Mobilidade e Controle Urbano, Defesa Civil, Saneamento, Habitação, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana, Meio Ambiente, Cultura, Lazer e Esportes. Os secretários das pastas envolvidas devem participar de todos os fóruns, escutando as demandas e propostas e também apresentando relatórios sobre os investimentos em todas as RPA´s. Os debates vão ser registrados em vídeo e as demandas organizadas pela equipe da Secretaria de Governo e Participação Social.
Para o secretário Sileno Guedes, o programa Recife Participa volta com um formato que permite mais agilidade nas tomadas de decisões. "Mesmo em um ano difícil, conseguimos destinar obras e serviços para toda a cidade, atendendo demandas antigas e com um olhar diferenciado para cada bairro e aquelas comunidades do entorno", disse o auxiliar do prefeito Geraldo Julio (PSB).
O Recife Participa iniciou em 2013 para substituir o Orçamento Participativo, instaurado na gestão do PT na capital pernambucana.