Ganhador do Nobel da Paz deve visitar Lula nesta sexta
Adolfo Perez Esquivel pretende visitar o ex-presidente com o objetivo de saber se os direitos do ex-presidente estão sendo cumpridos
O argentino Adolfo Perez Esquivel, ganhador do Nobel da Paz em 1980, por ter lutado contra as ditaduras militares na América Latina, deve visitar o ex-presidente Lula, preso em Curitiba desde o último dia 7 de abril. Perez, que tem 86 anos, é quem está propondo que o líder petista seja candidato para receber o prêmio.
Entre os argumentos feitos na solicitação é destacado que, na condição de ter recebido o Nobel da Paz, bem como ser presidente de Organismo de Tutela Internacional dos Direitos Humanos (SERJAP), Adolfo Perez tem como tarefa “constatar as condições do enclausuramento” de forma a verificar se os “direitos fundamentais do custodiado estão sendo observados”.
Adolfo também já propôs, há alguns anos, o prêmio para o presidente da Bolívia, Evo Morales. De acordo com ele, tanto Evo como Lula trabalharam para proteger a maioria da população com foco nos excluídos.
Em entrevista à Carta Capital, Esquivel chegou a afirmar que estão “tentando apagar” e desfazer os avanços que Lula conseguiu para tornar a humanidade menos desigual. “O caso do tríplex é armado. Ele não possui aquela propriedade, não a alugou, nunca viveu lá, seus verdadeiros donos já estão identificados, mas ainda o acusam de ter recebido isso como suborno”, defendeu.