Lula pode perder título de cidadão paulistano

A Câmara de São Paulo vota, nesta quarta (9), projeto para revogar honrarias concedidas a pessoas condenados em segunda instância

por Taciana Carvalho qua, 09/05/2018 - 15:20
Divulgação/ Agência Brasil Divulgação/ Agência Brasil

Além de preso, o ex-presidente Lula pode passar por mais um constrangimento em sua vida pública: perder o título de cidadão paulistano. Nesta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de São Paulo vota um polêmico projeto para revogar a honraria concedida a pessoas que foram condenadas pela Justiça em segunda instância. O empreiteiro Marcelo Odebrecht, que também cumpre pena na cadeia, já recebeu o mesmo título que o líder petista. 

Lula foi condecorado como cidadão honorário da cidade de São Paulo, em 2011, um ano depois de deixar a Presidência da República. A proposta que será votada hoje é de autoria do vereador Rinaldi Digilio (PRB) e foi apresentada pelo parlamentar seis dias após a prisão do petista, embora Digilio não citou nem o nome de Lula nem de outro político no texto da matéria. 

O regimento interno da câmara paulistana prevê que cada vereador tem direito a conceder oito honrarias por legislatura – incluindo outras premiações. A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por dois terços dos vereadores.

O ex-presidente Lula se entregou à Polícia Federal no último dia 7 de abril. Ele foi condenado a cumprir pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do tríplex. Antes de se render, o petista realizou uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faria 68 anos no mesmo dia da prisão. 

COMENTÁRIOS dos leitores