Camaragibe fecha Fundação de Cultura e gestores protestam

Prefeitura alega preservação do patrimônio público, enquanto funcionários falam em perseguição

por Geraldo de Fraga qui, 26/07/2018 - 20:01
Cortesia Guarda Municipal de Camaragibe cumpriu memorando na Fundação de Cultura Cortesia

Na tarde desta quinta-feira (26), a Guarda Municipal de Camaragibe cumpriu um memorando que solicitava uma "intervenção na Fundação de Cultura, para recolha (sic) de chaves, carros e equipamentos" do órgão, como diz o documento. A ordem gerou a revolta dos funcionários, que estão acusando a gestão do prefeito Demóstenes Meira de perseguição política.

De acordo com o Ângelo Fábio, diretor do teatro Bianor Mendonça Monteiro, os funcionários da autarquia foram impedidos de trabalhar. Ainda segundo ele, a atual equipe estaria finalizando um inventário para ser entregue nesta sexta-feira (27) e então os gestores deixariam seus cargos. O presidente da Fundação, Olimpio Costa, deve ser substituído.

A Prefeitura de Camaragibe alega que não há perseguição e trata-se de uma "interdição temporária". A administração municipal diz ainda que a ação refere-se à "preservação do patrimônio público, uma vez que a então equipe responsável por gerir o local encontra-se exonerada, ou seja, não podem mais ocupar o espaço". O comunicado afirma que "a nova equipe estará assumindo a Fundação de Cultura, nesta segunda-feira 30 de julho, dando continuidade aos trabalhos".

Os atuais funcionários afirmam que suas exonerações não foram publicadas no diário oficial do município.

Confira o memorando emitido pela Secretaria de Governo de Camaragibe

De: Secretaria de Governo

Para: Secretaria de Segurança Cidadã e Mobilidade

Att: Delamo Meira

Assunto: "Intervenção na Fundação de Cultura de Camaragibe para recolha de chaves, carros e equipamentos"

Cumprimentando-o cordialmente, venho por meio deste, solicitar que seja realizado uma intervenção na Fundação de Cultura de Camaragibe, para recolha de chaves, carros e equipamentos, visto que surge a necessidade de entrega dos mesmos para a nova equipe, estando a Fundação por determinação do Sr. Prefeito Demóstenes e Silva Meira Doravante sob a responsabilidade de Josué Silva e Ivanildo Rodrigues.

Certo do pronto atendimento, agradecemos antecipadamente.

Atenciosamente,

Davi Meira

Secretário de Governo

 

Confira a nota da Secretaria de Comunicação de Camaragibe

Em resposta às críticas dirigidas à atuação da Guarda Municipal (GM) na interdição temporária da Fundação de Cultura de Camaragibe, na manhã desta quarta-feira 26 de julho, a Prefeitura Municipal ressalta que não se trata de uma perseguição política. Os agentes da GM cumpriram o seu papel no que se refere à preservação do patrimônio público, uma vez que a então equipe responsável por gerir o local encontra-se exonerada da Prefeitura de Camaragibe, ou seja, não podem mais ocupar o espaço. No entanto, ao contrário do que estão afirmando, o Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro segue com o funcionamento normal, incluindo as reformas no local. A Biblioteca Penarol também permanece com suas atividades. A nova equipe estará assumindo a Fundação de Cultura, nesta segunda-feira 30 de julho, dando continuidade aos trabalhos.

COMENTÁRIOS dos leitores