Três dos 13 presidenciáveis pagam anúncio em rede social

Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo) e Guilherme Boulos foram os únicos a pagar diretamente por impulsionamento de postagens no Facebook no início da campanha

por Nataly Simões qua, 29/08/2018 - 16:47

Uma das estratégias para alcançar eleitores, a publicação de anúncios em redes sociais como o Facebook ou Instagram teve baixa adesão entre os candidatos à Presidência da República no início da campanha. Dos 13 presidenciáveis, apenas três pagaram para promover suas campanhas entre os dias 16 e 27 de agosto.

Henrique Meirelles (MDB) é o candidato que mais pagou por anúncios. Foram 191 desde o dia de 17 de agosto, o primeiro em que os anúncios dele apareceram nas redes sociais. Todos estão registrados no CNPJ de sua campanha. Na primeira semana, até o dia 23, o presidenciável também havia sido responsável pelo anúncio mais caro, na faixa entre R$ 10 mim e R$ 50 mil. Esse último, de acordo com registros do Facebook, o rendeu mais de 1 milhão de exibições.

Em segundo lugar, João Amoêdo (Novo) é o candidato com mais anúncios próprios, com 38 publicações pagas, das quais 20 foram do partido e 18 pela sua própria campanha. Já Guilherme Boulos (PSOL) teve 28 anúncios registrados com o CNPJ de sua campanha, todos a partir do dia 24 de agosto.

Apesar dos demais presidenciáveis não terem pago anúncios, os registros do Facebook indicam que parte das publicações foram pagas por terceiros. Lula (PT) é o candidato que mais aparece em anúncios de apoio pagos por outros candidatos. São 75 citando o ex-presidente, seja por apoio direto, por hashtags ou pela incorporação de Lula ao próprio nome.

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, teve seu sobrenome em 65 anúncios favoráveis. Todos pagos por outros candidatos. Geraldo Alckmin (PSDB) teve o nome beneficiado em um anúncio pago pelo deputado estadual tucano Marco Vinholi. Marina Silva (Rede) também é citada em uma única publicação favorável, financiada pelo senador Randolfe Rodrigues, do mesmo partido. Por fim, Ciro Gomes (PDT) não teve nenhum anúncio favorável.

Lei eleitoral

A lei 9.504 afirma que o impulsionamento de conteúdo em redes sociais deve ser feito somente com o fim de promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações, o que impede o pagamento para promover postagens que ataquem outros candidatos.

No entanto, desde o início da campanha foram publicados 37 anúncios criticando seis presidenciáveis: Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSOL), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

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