Expulso do Rede, Lossio quer 'lutar' por candidatura
Ele afirmou que a campanha segue 'normalmente' já que ainda não foi notificado. Lossio, no entanto, não fez nenhuma menção à acusação de receber apoio de bolsonaristas
Por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook, o candidato a governador Julio Lóssio (Rede) comentou a decisão do partido por a sua expulsão do ex-prefeito de Petrolina pela sua aliança com apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).
No vídeo, Julio disse que o país vive um momento de “cassação” de candidaturas citando o caso de Marília Arraes (PT), que teve a sua candidatura ao governo de Pernambuco rifada. No lançamento de sua candidatura, Lossio já havia dito que o que aconteceu com Arraes foi um “golpe”.
Aparentemente tranquilo, o candidato deixou claro que não vai desistir. Ele ainda disse que a Rede Sustentabilidade prega a paz.
Mais tarde, Lossio soltou uma nota oficial. Ele afirmou que a campanha segue 'normalmente' já que ainda não foi notificado. Lossio, no entanto, não fez nenhuma menção ao mérito da expulsão.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO - A CAMPANHA CONTINUA
Apesar de ainda não ter sido notificado da decisão, em relação à publicação feita no site da REDE Sustentabilidade, venho esclarecer:
A legislação garante que um filiado a partido político somente pode ser expulso por processo disciplinar em que sejam garantidos o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal.
Contudo, numa manifestação opressiva e antidemocrática, a REDE decidiu pela minha expulsão sumária, sem nenhum respeito a essas sagradas garantias constitucionais.
A CAMPANHA SEGUIRÁ NORMALMENTE até a decisão da Justiça Eleitoral, quem efetivamente tem competência para dar a palavra final sobre o tema e deliberar sobre eventual pedido de cancelamento de registro de candidatura.
Confio no Poder Judiciário e tenho convicção de que esse ato arbitrário será revisto pelo Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
Os partidos políticos não podem pregar a democracia da “porta pra fora” e funcionar com uma ditadura da “porta pra dentro”. A democracia intrapartidária exige respeito aos direitos fundamentais dos filiados, tal como previsto na nossa valorosa Constituição.
Julio Lossio
Candidato a Governador de Pernambuco