Rede pedirá hoje o cancelamento da candidatura de Lossio

O candidato a governador de Pernambuco foi expulso do partido por se aliar a 'bolsonaristas' no Estado indo de encontro às regras do partido

por Giselly Santos seg, 24/09/2018 - 12:19
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo O ex-prefeito de Petrolina foi expulso do partido na última sexta-feira (21) Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

A direção nacional da Rede Sustentabilidade pretende solicitar, nesta segunda-feira (24), o cancelamento do registro da candidatura de Julio Lossio a governador de Pernambuco. A informação foi repassada pelo porta-voz nacional do partido, Pedro Ivo Batista, em conversa com o LeiaJá. O ex-prefeito de Petrolina foi expulso do partido na última sexta-feira (21) por infidelidade. A punição ao candidato foi imposta por ele ter firmado aliança com ‘bolsonaristas’ no Estado

“Vamos entrar hoje [com a representação]. Estamos ainda revisando a ata da aprovação feita na reunião. Como nós aprovamos a expulsão dele na sexta, precisamos desse tempo para revisar a ata”, explicou Pedro Ivo, ao ser indagado se a Rede Sustentabilidade mantinha a decisão de retirar a candidatura. “Ele está expulso do partido, vamos fazer os procedimentos jurídicos e vamos com essa postura em todas as instâncias judiciais”, completou. 

Pedro Ivo Batista também avaliou como “esdrúxula” a atitude de Julio Lossio em querer “lutar” na Justiça Eleitoral para manter a postulação. “Ele descumpriu a Lei Eleitoral, já que ele está aliado a um candidato a deputado de outro partido que não esta coligado com a Rede e se associando e apoiando Bolsonaro. Essa infidelidade descumpre também a convenção eleitoral do partido, é esdrúxulo ele querer ser candidato de um partido que ele não respeita [o que foi aprovado na convenção]”, observou o dirigente. 

Já sobre o fato de Lossio ter dito ter vítima de uma “manifestação opressiva e antidemocrática” da Rede, Pedro Ivo Batista disse que a punição não foi pessoal, mas “não restou outra saída” devido ao posicionamento político do candidato. 

“Ele não está sendo vítima de nada, quem é vítima aí é a Rede. Ele entrou na Rede, foi acolhido, aprovado como candidato. Não aprovamos nenhuma aliança, nenhuma coligação. Ele vem e se alia a uma parte da turma do Bolsonaro em Pernambuco. Não é nada pessoal, mas não nos restou outra saída. A Rede defende o estado democrático de direito, não pode fazer aliança com quem não está coligado”, argumentou o porta-voz nacional.  

Além disso, Pedro Ivo Batista ainda disse que se Lossio “fosse uma pessoa ética e correta não usaria nem os símbolos, nem os números, nem o tempo de TV” da Rede Sustentabilidade desde a última sexta-feira. 

COMENTÁRIOS dos leitores