Prefeitura de Barcelona se coloca contra Jair Bolsonaro

O porta-voz oficial da prefeitura, Gerardo Pisarello, anunciou a aprovação da declaração institucional em apoio aos brasileiros. Documento também pede libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

por Giselly Santos sab, 17/11/2018 - 13:06

A Prefeitura de Barcelona aprovou nesta semana uma declaração institucional repudiando a postura do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o “triunfo da extrema-direita” no Brasil e em toda a Europa. A postura da cidade espanhola foi anunciada pelo porta-voz oficial da prefeitura, Gerardo Pisarello. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Pisarello ressalta o que chama de “discurso de ódio” de Bolsonaro e pontua que os brasileiros “não estão sós”.

“A Barcelona Internacionalista, a Barcelona latino-americana está preocupada pelo triunfo de Bolsonaro no Brasil, igualmente com o triunfo de Trump e nos Estados Unidos e pelo crescimento da extrema-direita em toda a Europa. Porém queremos dizer uma coisa muito clara: o seu discurso inaceitavelmente autoritário, escandalosamente homofóbico, classista, racista, machista não nos farão calar”, diz o porta-voz.

Além disso, Pisarello observa ainda que a prefeitura está atenta às investigações sobre a morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e exige a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no esquema investigado pela Lava Jato.

“A Prefeitura de Barcelona aprovou uma declaração institucional na que condena o discurso de ódio do presidente do Brasil, na qual se compromete com a luta pelos direitos humanos, nesse país irmão; na qual exigimos a libertação imediata de Lula, condenado por um processo cheio de enormes anomalias e na qual deixamos uma mensagem clara para todos e todas essas ativistas, essas pessoas do mundo acadêmico, do mundo sindical que está sendo perseguida por combater a extrema-direita: vocês não estão sós, Barcelona está do seu lado”, destaca.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores