Doria anuncia cúpula da segurança pública em SP

Governador eleito escolheu para delegado-geral da Polícia Civil um especialista na atuação de facções criminosas e deve manter na chefia da Polícia Militar o atual comandante da tropa

por Nataly Simões sex, 30/11/2018 - 14:00

O governador eleito, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (30) a composição da nova cúpula da segurança do Estado de São Paulo, a ser comandada pelo general da reserva do Exército, João Camilo Pires de Campos, que assume a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a partir do próximo ano.

Para delegado-geral da Polícia Civil, o governador eleito escolheu o delegado Ruy Ferraz Fontes, especialista na atuação de facções criminosas que comandam o crime organizado dentro e fora dos presídios paulistas.

Fontes já foi diretor do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e chefiou a delegacia de repressão a roubos a bancos do Departamento de Investigações contra o Crime Organizado (Deic).

Enquanto para delegado-geral da Polícia Militar, Doria definiu que o comandante-geral da corporação Marcelo Vieira Salles, que comanda a tropa atualmente, continuará no posto.

Ao ser anunciado para o cargo no dia 13 de novembro, o general e futuro chefe da SSP afirmou que "não se pode esperar uma tropa levar tiro para responder em caso de ataque de criminosos”. A última vez que um militar comandou a segurança pública do Estado de São Paulo foi no governo de Paulo Egídio Martins, com o coronel Erasmo Dias no cargo entre 1974 a 1979.

COMENTÁRIOS dos leitores