Governador está preocupado com o comércio legal de ovos

Paulo Câmara (PSB), nesta sexta-feira (18), assinou decreto que torna obrigatório o código impresso na casca do produto

por Taciana Carvalho sex, 18/01/2019 - 18:51
Andréa Rêgo Barros Paulo Câmara ressaltou que a iniciativa visa garantir segurança nutricional e de saúde ao consumidor de ovos em Pernambuco Andréa Rêgo Barros

Em meio às demandas do Estado, nesta sexta-feira (18), o governador Paulo Câmara (PSB) assinou um decreto que regulamente o comércio de ovos. Pernambuco, dessa forma, se torna pioneiro em tornar obrigatório o código impresso na casca do produto. Segundo o governo, a medida “garante segurança alimentar ao consumidor, organizando e regulamentando o trânsito e a comercialização do produto”. Pernambuco é o quarto maior produtor de ovos do Brasil, com cerca de 10 milhões de unidades ao dia.

Paulo Câmara ressaltou que a iniciativa visa garantir segurança nutricional e de saúde ao consumidor de ovos em Pernambuco. “Vamos ter uma marca que vai mostrar o lote, a procedência e a validade do produto. Isso é muito importante para a melhoria da qualidade dos ovos que são aqui comercializados", explicou o pessebista. 

O objetivo é que, em um prazo de até 90 dias, todos os ovos produzidos no Estado saiam das respectivas granjas com o código impresso constando a data de produção e o número de registro na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). 

Outro ponto de fiscalização visa a saúde dos pernambucanos: o ovo tem até 21 dias para ser comercializado em temperatura ambiente, e no máximo 30 dias, se refrigerado.

 O presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe) salientou, no evento, que a “a rastreabilidade em Pernambuco é bastante significativa também para a venda do ovo a granel – ou seja, em unidades – nas feiras e outros locais”. 

COMENTÁRIOS dos leitores