Jornal francês pede Nobel da Paz ao ex-presidente Lula

A capa do jornal, desta terça-feira (29), traz a foto do líder petista afirmando que ele é um "prisioneiro político"

por Taciana Carvalho ter, 29/01/2019 - 19:24
Foto: Leonardo Milano/Mídia Ninja Foto: Leonardo Milano/Mídia Ninja

Não são só os aliados brasileiros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que continuam a articulação para que o petista seja indicado para receber o Nobel da Paz. Nesta terça-feira (29), o jornal francês “L´Humanité” destacou na capa a foto de Lula afirmando que ele é um “prisioneiro político”. 

No texto da capa é ressaltado que o ex-presidente foi responsável por um programa para acabar com a fome no Brasil. “Quase meio milhão de pessoas já assinaram uma petição lançada pelo ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel para fazer do ex-chefe de Estado um Prêmio Nobel da Paz. Aquele que hoje é prisioneiro político tem sido iniciativa de um programa para erradicar a fome”, destaca. O jornal é oficial do partido comunista francês. 

No argumento do ativista Adolfo Pérez, o governo Lula foi uma construção democrática com meios não violentos. Pérez também já destacou que o petista teve “compromisso social, sindical e político”. 

Preso desde 7 de abril de 2018, nesta semana, a juíza federal Carolina Lebbos Moura decidiu limitar as visitas ao ex-presidente. O ex-candidato  a presidente Fernando Haddad, que integra a equipe de advogados de Lula, não poderá mais fazer visitas em qualquer dia da semana.

COMENTÁRIOS dos leitores