Durante palestra em Portugal, Jean Wyllys é alvo de ovada

Dois homens arremessaram ovos no ex-deputado federal enquanto ele palestrava na Universidade de Coimbra

qua, 27/02/2019 - 10:50
Reprodução/Facebook/Jean Wyllys Jean Wyllys deixou o cargo de deputado federal em janeiro deste ano Reprodução/Facebook/Jean Wyllys

O ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) foi alvo de duas ovadas enquanto palestrava na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal, nessa terça-feira (26). Enquanto Wyllys falava, dois homens, que estavam sentados em uma parte mais alta do auditório, se movimentaram e a segurança percebeu.

Ao fazerem um cerco aos homens, encontraram uma caixa com meia dúzia de ovos. Eles ainda conseguiram arremessar dois em direção ao ex-deputado, mas Wyllys conseguiu desviar. Também estavam na mesa o professor Boaventura Sousa Santos e outros integrantes do Centro de Estudos Sociais da Universidade.

Um terceiro homem, que também carregava ovos consigo, foi imobilizado pelos seguranças. Todos foram retirados do recinto sob gritos de “fascistas não passarão” do público. De acordo com a organização do evento, os homens com ovos entraram no auditório uma hora antes da palestra começar para garantir um bom lugar.

"Não peçam para tirar. Nunca tive medo dos covardes. Qualquer fascista covarde que queira se manifestar, em vez de atirar ovos ou tiros, por favor, vamos aos argumentos. Levantem-se, manifestem-se, falemos", afirmou Jean Wyllys, logo depois do incidente.

Jean Wyllys decidiu, em janeiro, desistir do cargo de deputado federal para o qual havia sido reeleito. Ele atribuiu a decisão a ameaças que vinham sofrendo e disse que passaria a viver no exterior. Durante sua palestra em Coimbra, ele levou como tema “Discursos de ódio e fake news da extrema-direita e seus impactos de vida de minorias sexuais, étnicas e religiosas - o caso do Brasil”.

O ex-deputado pontuou que “Bolsonaro explorou os medos e preconceitos das pessoas para vencer a eleição, o que também leva aos ataques que tenho sofrido”. Nesta quarta-feira (27), Wyllys fará palestra em Lisboa, capital portuguesa.

 

COMENTÁRIOS dos leitores