Marina Silva exalta eleição da presidente da Eslováquia
Zuzana Caputova é advogada, mãe divorciada, ativista dos direitos dos homossexuais, favorável ao aborto, ambientalista e primeira presidente mulher do país
A ambientalista Marina Silva utilizou seu perfil oficial no Twitter para exaltar a eleição da primeira presidente mulher de Eslováquia. Zuzana Caputova é uma advogada de 45 anos e foi escolhida para comandar o país nos próximos anos.
“A Eslováquia elegeu a primeira presidente de sua história. Zuzana foi eleita com uma plataforma em defesa da justiça social, meio ambiente, respeito à diversidade, solidariedade, combate ao discurso de ódio e à corrupção, e pró-União Europeia. Um frescor democrático!”, escreveu Marina.
Caputova não tem experiência na política até então e foi eleita devido o forte descontentamento dos eslovacos com a situação em que o país se encontra. No último ano fizeram uma série de protestos contra a corrupção no local.
A eleição da advogada deixa a Eslováquia surfando em uma onda completamente diferente da atual no Brasil, já que os ideais de Caputova são completamente diferentes dos de Bolsonaro. Ela é uma ativista dos direitos dos homossexuais e favorável ao aborto, por exemplo.
Além disso, a presidente eleita é ecologista, mãe de dois filhos, divorciada e, durante sua campanha, fez duras críticas ao atual governo devido a causas ambientais e de fatores corruptivos.
Ela se tornou a quinta presidente da Eslováquia, um país com 5,4 milhões de habitantes.