Deputados avaliam situação de reservatórios hídricos em PE

Liderado pelo deputado Romero Sales Filho (PTB), o grupo foi até as barragens de Jucazinho e Lagoa do Carro

ter, 09/04/2019 - 14:54
Wikipedia O grupo traçou planos de emergência e sistema de segurança das barragens Wikipedia

O deputado Romero Sales Filho (PTB) esteve nas barragens de Jucazinho e Lagoa do Carro, reservatórios hídricos importantes em Pernambuco, para avaliar a situação dos locais. A visita aconteceu nessa segunda-feira (8).

Ao lado dos deputados Antonio Moraes (PP), William Brígido (PRB) e Tony Gel (MDB), o parlamentar, que é o Relator da Comissão Especial de acompanhamento da situação das barragens em Pernambuco, traçou planos de emergência e sistema de segurança.

Romero também é autor do Projeto de Lei 41/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de dados e informações da situação de todas as barragens. Segundo o relator da Comissão Especial, as primeiras reuniões e as visitas técnicas confirmam a necessidade de um estudo aprofundado da situação destes equipamentos de armazenagem de água, visando a proteção dos moradores da região.

De acordo com os deputados, também é preciso trabalhar para evitar a possibilidade de tragédias iguais as que castigam Minas Gerais, a exemplo de Mariana e Brumadinho.  

A Barragem de Jucazinho encontra-se em obras de recuperação estrutural, o que não oferece riscos, tendo em vista que por ser período de seca, só armazena 3% de sua capacidade. Já a Barragem de Lagoa do Carro merece ações emergenciais, em face da estrutura do muro de contenção ser obsoleto, comprovando ser um equipamento mais vulnerável em épocas de inverno e armazenamento de água das chuvas.

Romero Filho destacou, ainda, que nas duas visitas foi notada a ausência de Plano de Ação Emergencial (PAE) nessas estruturas de armazenamento hídrico. Plano que, mesmo obrigatório conforme determina a legislação federal, também inexiste nas outras 475 barragens pernambucanas.

 

COMENTÁRIOS dos leitores