Advogados de Lula assinam petição contra habeas corpus

Com a anuência do ex-presidente, que se nega a cumprir pena em regime domiciliar, os defensores se colocaram contra o pedido apresentado pelo ex-secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira

sex, 03/05/2019 - 11:20
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinaram uma petição contra o pedido de habeas corpus em favor do líder petista protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana pelo ex-secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira.

Lula tem se negado a solicitar o cumprimento da pena em regime domiciliar - que é o principal objeto do habeas corpus apresentado por Oliveira. Em entrevista aos jornais El País e Folha de São Paulo na semana passada, o ex-presidente chegou dizer que acredita na sua absolvição.

"Por incrível que pareça, eu acredito. Eu ainda continuo com a cabeça de Lulinha paz e amor. Eu acredito na construção de um mundo melhor, de um mundo de Justiça. Eu penso que haverá um dia em que as pessoas que irão me julgar estarão preocupadas com os autos do processo, com as provas, e não com a manchete do Jornal Nacional, com a capa das revistas, com fake news", declarou.

Mesmo tendo protocolado o habeas corpus, Daniel Oliveira disse ter ouvido comentários sobre o desejo de Lula de ter a inocência provada. “Mas, independente da posição dele, esse é meu direito enquanto cidadão brasileiro”, afirmou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Nesta quinta (2), o ex-secretário de Justiça do Piauí recorreu ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a petição assinada pelos advogados de Lula. A solicitação de rejeição do habeas corpus, contudo, foi impetrada com a anuência do próprio ex-presidente.

COMENTÁRIOS dos leitores