Reuters Institute: Confiança na mídia diminui no mundo
O relatório, denominado Digital News Report, se apoia especialmente em um amplo estudo realizado pelo YouGov entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro com 75.000 pessoas em 38 países
![Primeira página de jornais italianos um dia depois das eleições legislativas em 27 de maio de 2019 Miguel MEDINA](http://www.leiaja.com/sites/default/files/styles/400x300/public/field/image/politica/2019/06/7ea454e45cb2fea3837685a382e1c866a1a0e24c.jpg?itok=ClxDgt3c)
A confiança na mídia diminuiu ainda mais no mundo, onde a maioria das pessoas desconfia da informação que recebe, destaca o informe anual do Reuters Institute publicado nesta quarta-feira (12).
O relatório, denominado Digital News Report, se apoia especialmente em um amplo estudo realizado pelo YouGov entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro com 75.000 pessoas em 38 países.
Nestes países, em média 42% das pessoas entrevistadas confiam na mídia em geral (uma redução de dois pontos percentuais por ano) e quase a metade (49%) confia na mídia que utiliza.
Embora uma pequena maioria das pessoas consultadas (51%) considera que a mídia os ajuda a compreender a atualidade, menos de um terço (29%) pensa que a mídia cobre temas pertinentes e apenas 16% que o tom utilizado é bom.
Estes veículos ocultam disparidades importantes de acordo com os países, segundo o informe.
De um lado, países como Finlândia e Canadá que confiam na mídia e do outro, países como Grécia ou Hungria, onde a desconfiança é muito grande.
Os internautas se dirigem cada vez mais a aplicativos de troca de mensagens como o WhatsApp para compartilhar informações, especialmente em Brasil, Malásia e África do Sul.
As pessoas consultadas que decidem ativamente evitar ser informadas são cada vez mais numerosas (32%).