Pesquisa aponta rejeição de 62% a Eduardo na embaixada
A XP/Ipespe divulgou nesta sexta-feira (9) uma pesquisa que mostra rejeição dos brasileiros ao deputado federal Eduardo Bolsonaro como embaixador e ao governo do presidente Jair Bolsonaro
Uma pesquisa divulgada pela XP/Ipespe divulgou nesta sexta-feira (9) aponta que 62% dos brasileiros rejeitam a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) para ocupar o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.
Eduardo foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), seu pai, no mês de julho e desde então a possibilidade vem causando muita polêmica. A pesquisa entrevistou 1.000 pessoas por telefone entre os dias 5, 6 e 7 de agosto.
Nesta quinta-feira (8) o governo norte-americano, liderado pelo presidente Donald Trump, concedeu o ‘agrément’ para que o filho de Bolsonaro assuma o cargo. Entretanto, a indicação ainda precisa tramitar no Senado.
A pesquisa em questão também sondou a satisfação dos brasileiros com o trabalho realizado por Bolsonaro frente ao Planalto. De acordo com a XP/Ipespe, 38% dos entrevistados consideraram o governo como ruim ou péssimo. O número traz uma alta de três pontos percentuais em relação a julho.
Já os que consideram o governo como ótimo ou bom somam 33% - 1% a menos do que os 34% registrados em julho. Outros 27% dos entrevistados avaliaram a gestão de Bolsonaro como regular.
Por fim, a XP/Ipespe também questionou aos entrevistados uma avaliação sobre as recentes afirmações polêmicas do presidente. Um total de 55% avaliaram como “inadequadas” as falas de Bolsonaro, enquanto 43% classificaram como “normais”.