Lula escreve carta para Maia em forma de agradecimento
O petista agradeceu ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, pelo “gesto de solidariedade” por ter impedido sua transferência para o presídio de Tremembé
Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu uma carta ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), nesta semana.
O conteúdo do escrito era uma série de agradecimentos pelo “gesto de solidariedade” de Maia por ter impedido sua transferência para o presídio de Tremembé, em São Paulo, que chegou a ser uma possibilidade na última semana.
Maia chegou a afirmar que a medida da Justiça em transferir Lula era uma “decisão extemporânea” e fez com que deputados fossem ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir ao ministro Dias Toffoli que Lula não fosse transferido de presídio.
O democrata ainda se colocou à disposição da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara para que “o direito do ex-presidente seja garantido”. A transferência do petista terminou por ser cancelada, mesmo sob bastante apoio da bancada governista.
Por fim, o STF impediu a ida de Lula para Tremembé por 10 votos a 1 e, assim, Lula permanecerá cumprindo sua pena em Curitiba.