Alepe promove homenagem aos 70 anos da Fundaj

A solenidade também lembra dos 170 anos do diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco e conta com uma exposição com acervos pessoais do pernambucano

seg, 19/08/2019 - 19:20
Rafael Bandeira/LeiaJa Imagens Eriberto Medeiros entregou uma placa a Antonio Campos em homenagem à Fundaj Rafael Bandeira/LeiaJa Imagens

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abriu as portas nesta segunda-feira (19) para uma sessão solene em homenagem aos 70 anos de existência da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O evento também faz menção aos 170 anos do diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco, que chegou a fazer parte da Alepe em 1987, quando foi eleito deputado estadual pelo estado de Pernambuco.

O atual presidente da Fundaj, Antônio Campos, prestigia a solenidade junto com amigos e familiares. Historiadores, educadores, políticos, juristas, representantes da Arquidiocese de Olinda e Recife, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife marcam presença na ocasião, que lembra com minuciosidade da história da Fundação.

“A Fundaj tem grande notoriedade no Brasil inteiro devido a sua forte atuação na área da educação. É um exemplo a ser seguido. Essa homenagem reconhece o trabalho desenvolvido pela Fundação. Que os valores de liberdade e prosperidade, tão marcantes em Joaquim Nabuco, possam iluminar todos nós”, discursou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP).

Antônio Campos recebeu uma placa das mãos de Eriberto Medeiros em uma forma de oficializar e materializar a homenagem. O ex-governador de Pernambuco, João Lyra, acompanhou de perto a solenidade.

Após a solenidade formal, a Alepe promoverá a abertura oficial da exposição Nabuco em Casa, que traz objetos do acervo pessoal de Joaquim Nabuco. Os materiais foram doados pela família e, entre eles, está um diário do diplomata onde ele conta seus pensamentos ao longo do ano 1888, quando houve a abolição da escravatura no Brasil. 

A exposição será realizada no hall da biblioteca, no Anexo II da Alepe, e também contará com uma linha do tempo da vida de Nabuco, fotografias e trechos dos seus escritos.

COMENTÁRIOS dos leitores