Grupo '300 do Brasil' tenta invadir o Congresso Nacional
Após derrubada do acampamento montado pelo grupo, eles tentaram invadir o Congresso na tarde deste sábado (13)
O grupo intitulado 300 do Brasil, composto por apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), tentou invadir o Congresso Nacional, em Brasília (DF), na tarde deste sábado (13). Um grupo com mais de 20 pessoas chegou a pular as grades do entorno do prédio, ocupando sua área externa. A ação seria uma resposta à retirada de um acampamento montado pelo grupo na região central da capital federal.
Logo após o início da movimentação, vários vídeos da tentativa de invasão foram compartilhados na internet. inclusive na conta do YouTube de Sara Winter, uma das líderes do 300 do Brasil. Nas imagens, é possível ver os integrantes do grupo empunhando bandeiras do país, avançando nas rampas de acesso ao prédio com gritos de ordem como: “Essa casa é nossa”, “Acasa do povo brasileiro”; “Nós vamos pedir intervenção militar com Bolsonaro no poder”; e “Fora comunismo”. Os seguranças do local observam de perto a ação.
Na manhã deste sábado (13), o Governo do Distrito Federal desmontou as barracas do grupo, que estavam instaladas dee maneira irregular na Esplanada dos Ministérios. Em um dos vídeos que mostram a tentativa de invasão ao Congresso, um dos integrantes fala em referência ao governador do Distrito federal, Ibaneis Rocha: “Você colocou policial pra jogar spray de pimenta na cara do patriota de bem”.