Câmara do Rio terá 'CPI dos Guardiões do Crivella'
Colegiado, contudo, deve ser predominantemente ocupado por governistas
O presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Jorge Felippe, autorizou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a denúncia de que o prefeito da cidade, Marcelo Crivella (Republicanos), esteja usando servidores para atrapalhar as reportagens de equipes de televisão que atuam na capital fluminense. A denúncia foi feita pela TV Globo e já resultou, inclusive, em um pedido de impeachment contra Crivella, rejeitado nessa quinta-feira (3).
O parecer que permite a criação da chamada "CPI dos Guardiões do Crivella" foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4). De acordo com o G1, Jorge Felippe compreendeu que a solicitação para instalar a comissão "possui fato determinado concreto", é de competência municipal e, além disso, conquistou as 17 assinaturas mínimas para a abertura do colegiado investigativo.
Contudo, como a base do governo foi ampliada nessa quinta-feira, é provável que o grupo seja composto por maioria governista, o que pode dificultar o andamento das apurações.