Justiça anula título de doutor honoris causa de Lula

Honraria havia sido concedida pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

ter, 13/10/2020 - 09:13
Fábio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil Fábio Rodriguez Pozzebom/Agência Brasil

Uma decisão do juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, em Alagoas, anulou o ato administrativo da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) que concedeu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o título de doutor honoris causa, em 23 de agosto de 2017. A medida gerou repercussão nas redes sociais e levou o nome do líder petista a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter até a manhã desta terça-feira (13).

"Não é razoável, nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais", observa trecho da decisão do magistrado, tomada em 23 de julho, mas acresentada aos registros apenas no último dia 9. 

De acordo com o Uol, a ação foi movida pela advogada Maria Tavares Ferro, atualmente candidata a vereadora pelo PSDB em Maceió. 

O Conselho Superior da UNEAL aprovou em março de 2012 a concessão do título a Lula, que foi entregue durante a caravana dele pelo Nordeste, feita em 2017. Por meio da assessoria de imprensa, o ex-presidente disse que não cabe a ele comentar a decisão do juiz, "embora ela pareça ser uma violação evidente dos princípios constitucionais da autonomia universitária e da presunção da inocência".

COMENTÁRIOS dos leitores