Lula deve reaproximar Brasil e Europa, diz jornal espanhol

Enquanto Jair Bolsonaro foi avaliado como um presidente que despreza a vida humana, os aplausos do petista na União Europeia mostram capacidade para voltar a estreitar negociações com a Europa

seg, 22/11/2021 - 12:21
Ricardo Stuckert/Reprodução/Twitter Lula cumprimenta o presidente francês Emmanuel Macron Ricardo Stuckert/Reprodução/Twitter

Recepcionado na Europa com pompa de chefe de Estado, o ex-presidente Lula (PT) levou ao velho continente a imagem de que o Brasil não é Jair Bolsonaro (sem partido). Pelo menos foi o que avaliou o jornal espanhol El País em seu editorial desta segunda-feira (22).

Considerado um dos principais veículos de imprensa do mundo, o El País observou que o líder das pesquisas de intenção de voto à Presidência em 2022 "deixou a mensagem em seu rastro na Europa de que o Brasil não é o Bolsonaro e que uma esquerda democrática, realista e disposta a lutar contra a desigualdade é possível”.

Ao qualificar a visita e o discurso que fez representantes da União Europeia aplaudirem de pé, a publicação ressalta que Lula "mostrou sua sensibilidade para com a pobreza e a justiça social em uma área duramente atingida pela desigualdade. Mas também para questões como mudanças climáticas, diversidade e qualidade democrática”.

Embed:

O periódico enxerga o petista como ponto de reaproximação entre o Brasil e a esquerda europeia e o descreveu como “o único candidato com capacidade para derrotar Bolsonaro, um presidente que desprezou a vida humana e a autoridade da ciência durante a pandemia, levando ao seu país com uma das maiores taxas de mortes por Covid-19 do planeta”.

Para o editorial, a própria democracia do Brasil estará em jogo nas urnas, tanto que o “resultado terá inevitavelmente um grande impacto em todo o continente na próxima década, devido à capacidade de irradiação de um país que havia sido considerado um exemplo democrático de economias emergentes”.

COMENTÁRIOS dos leitores