Estudo: Bolsonaro é o presidente que menos aprova projetos

Mandatário conseguiu aprovar 27,7% dos projetos que enviou ao Congresso em 2021, o pior desempenho de um presidente da República, segundo OLB

por Vitória Silva seg, 06/12/2021 - 13:52
Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Jair Bolsonaro em evento no Planalto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ano de 2021 fecha com o pior resultado de Jair Bolsonaro (PL) diante das pautas enviadas ao Congresso Nacional em 2021, de acordo com o estudo mais recente do Observatório Legislativo Brasileiro (OLB). O mandatário aprovou apenas 27,7% dos projetos enviados à Casa, o pior desempenho de um presidente da República desde a redemocratização do Brasil. O melhor ano do mandato foi 2020, quando o centrista alcançou 42,9% das propostas aprovadas. A pesquisa foi divulgada pelo Congresso em Foco. 

O estudo atribui o resultado do ano passado à aprovação de pautas urgentes em razão da pandemia, como a criação do Auxílio Emergencial e do orçamento de guerra. Já em 2019, primeiro ano de governo, somente 30% das pautas enviadas pelo Planalto foram aprovadas no Legislativo, um desempenho ainda inferior ao do ano passado. No entanto, o ano passado apresentou demandas mais urgentes e repentinas. 

Segundo a pesquisa, os dois presidentes que mais tiveram aprovação no Congresso ao longo da história foram Lula (PT) em 2007, com 90,5% de êxito, seguido de Itamar Franco, em 1993, quando os parlamentares aprovaram 84,6% das propostas enviadas pelo governo. Antes de Bolsonaro, o pior desempenho era da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que aprovou somente 33% de suas proposições em 2014. 

Elaborada pelo OLB do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), vinculado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a pesquisa levanta os projetos apresentados pelo Executivo à Câmara dos Deputados, e avalia a proporção entre todos os textos os aprovados naquele ano pelo Congresso. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores