Miguel propõe bilhete integrado no transporte público

Para o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, a forma atual de cobrança das passagens de ônibus não tem "lógica"

por Camilla Dantas qua, 08/06/2022 - 15:15
Jonas Santos/ Flickr O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho Jonas Santos/ Flickr

 O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (União Brasil), criticou o sistema de transporte público do estado e defendeu a implantação do bilhete integrado nos transportes da Região Metropolitana do Recife, interligando os diferentes modais. Durante a sabatina do UOL/Folha, nesta quarta-feira (8), ele destacou que se caso for eleito pretende  adotar o modelo no qual o passageiro paga apenas uma tarifa, mas pode usar os diferentes tipos de transporte durante um período de tempo. 

Segundo o ex-prefeito de Petrolina, a forma atual que está sendo cobrada a passagens de ônibus não tem lógica. “Hoje, se você pegar o ônibus dentro do terminal é um preço. Mas fora do terminal o preço é mais caro. Essa lógica está errada. Então, você tem que fazer um bilhete integrado em que o passageiro paga uma tarifa para usar todos os modais dentro daquela janela de tempo e que o leva para onde precisa ir. E, claro, de acordo com cada trecho, haverá uma monetização específica”, explicou.

Por fim, Miguel acrescentou que o transporte complementar precisa ser incluído no sistema público da Região Metropolitana. “Hoje, você tem modais, como trens e metrôs, que não comunicam com os alternativos, ou seja, com as vans que também fazem esse transporte”, disse. “Antes de discutir tarifa única, precisamos discutir sistema de transporte, que é muito deficitário em Pernambuco, principalmente na Região Metropolitana”, afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores