Bolsonaro responde DiCaprio sobre desmatamento: 'De novo?'

Presidente voltou a trocar farpas com o ator hollywoodiano e acusou Leonardo DiCaprio de espalhar notícias falsas sobre o controle ambiental no Brasil

por Vitória Silva qui, 28/07/2022 - 09:39
Reprodução/Instagram e Alan Santos/PR O ator Leonardo DiCaprio à esquerda e o presidente Jair Bolsonaro, à direita Reprodução/Instagram e Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, após o astro usar as redes sociais nessa terça-feira (26) para denunciar o desmatamento ilegal na Amazônia brasileira, usando dados do próprio governo brasileiro. “Qual a extensão do desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem?”, questionou o ator em uma postagem no Twitter, feita em português e em inglês. 

A publicação do ativista estadunidense compartilhou um levantamento do Projeto Mapbiomas, rede colaborativa que pesquisa e divulga dados sobre o uso da terra e as mudanças climáticas, e que mapeou a mineração e o desmatamento na Amazônia nos últimos três anos. 

Em resposta, Bolsonaro escreveu, em inglês: “Você de novo, Léo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil! Eu poderia dizer a você, novamente, para desistir de seu iate antes de dar uma palestra ao mundo, mas eu conheço os progressistas: você quer mudar o mundo inteiro, mas nunca a si mesmo, então vou deixar você se safar”. Confira os tuítes originais a seguir (a tradução pode ser encontrada abaixo). 

Embed:
 

O mandatário brasileiro também acusou o ator de estar ignorando incêndios na Europa e nos Estados Unidos. “Alguém pode se perguntar se você é obcecado pelo meu país (ou seus recursos) ou se acredita que o Brasil é o único na Terra”, escreveu Bolsonaro. 

O presidente ainda disse que o Brasil continuará sendo “a nação que mais preserva” e atacou o trabalho do artista: “Você pode continuar brincando com seus brinquedos de estrelas de Hollywood enquanto fazemos nosso trabalho”. 

“Se estiver ao seu alcance, adoraríamos vê-lo parar de espalhar informações erradas. No passado recente, você usou uma imagem de 2003 para falar sobre os incêndios florestais na Amazônia supostamente acontecendo em 2019 e foi exposto, mas eu o perdoei. Então, por favor, vá e não peque mais”, ironizou, citando uma passagem bíblica. 

Confira a tradução dos tuítes de Bolsonaro: 

“Você de novo, Leo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil! Eu poderia dizer a você, novamente, para sair do seu iate antes de dar uma palestra ao mundo, mas eu conheço os progressistas: vocês querem mudar o mundo inteiro, mas nunca a si mesmos, então vou deixar você se safar. 

Cá entre nós, é estranho ver um cara que finge amar o planeta dando mais atenção ao Brasil do que aos incêndios que prejudicam a Europa e seu próprio país. Alguém pode se perguntar se você é obcecado pelo meu país (ou seus recursos) ou se acredita que o Brasil é o único na Terra. 

Mas não se preocupe, Leo, ao contrário dos lugares que você finge não ver fazendo brilhantemente o papel de um cego, o Brasil é e continuará sendo a nação que mais preserva. Você pode continuar brincando com seus brinquedos de estrelas de Hollywood enquanto fazemos nosso trabalho. 

Na verdade, no meu governo a média de desmatamento é bem menor do que era no passado, quando estava no poder o bandido [Lula] que virou candidato e que seu camarada brasileiro apoia. 

É claro que todos os que atacam o Brasil e sua soberania em prol da sinalização da virtude não têm a menor ideia do assunto. Eles não sabem, por exemplo, que preservamos mais de 80% de nossa vegetação nativa ou que temos a energia mais limpa entre as nações do G20. 

Também está claro que você não sabe que meu governo anunciou um novo compromisso para erradicar o desmatamento ilegal até 2028, e não até 2030 como a maioria dos países. Ou talvez você saiba disso, mas por algum motivo finja ser ignorante. Espero que você não esteja recebendo muito por este papel. 

Se estiver ao seu alcance, adoraríamos vê-lo parar de espalhar informações erradas. Recentemente, você usou uma imagem de 2003 para falar sobre os incêndios florestais na Amazônia supostamente acontecendo em 2019 e foi exposto, mas eu o perdoei. Então, por favor, vá e não peque mais. 

A propósito, o que você acha sobre o sucesso do mercado de carvão na Europa? E a Greta Timberlake, você sabe o que ela tem feito ultimamente e o que ela tem a dizer sobre isso? Se eu estivesse fazendo um churrasco na minha casa, tenho certeza de que ela estaria gritando ‘Como você se atreve?’”. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores