Pesquisa: Bolsonaro oscila e diminui diferença contra Lula

O petista ainda aparece com vantagem, mas o desempenho do atual presidente cresceu desde o último levantamento feito pelo Instituto FSB

seg, 08/08/2022 - 09:22
Clauber Cleber Caetano/PR e Ricardo Stuckert Bolsonaro melhorou seus números tanto no cenário estimulado quanto no espontâneo Clauber Cleber Caetano/PR e Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) ainda é a principal escolha dos eleitores, mas, de acordo com a pesquisa BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (8), em parceria com o Instituto FSB, Jair Bolsonaro (PL) conseguiu diminuir a diferença e arrancou votos do concorrente. Enquanto o petista caiu três pontos percentuais, o atual presidente cresceu na mesma proporção em duas semanas. 

A pesquisa estimulada, quando o pesquisador cita a lista de candidatos ao entrevistado, apontou que Lula segue na liderança com 41% das intenções de voto, mas Bolsonaro segue em crescimento, com 34%. Comparada ao levantamento feito na última semana de julho, a pesquisa mostra que a diferença entre os dois caiu seis pontos percentuais. 

O resultado apresentado entre os dias 22 e 29 de julho aponta que Lula caiu de 44% e Bolsonaro subiu de 31%. Ciro Gomes (PDT) é o concorrente mais bem avaliado fora da polarização, mas atingiu apenas 7%. 

Na pesquisa espontânea, quando o próprio eleitor cita o candidato em que pretende votar, Lula foi mencionado por 38% e Bolsonaro por 31%. No recorte anterior, o petista teve o desempenho de 40% e o atual mandatário registrou 30%.  

Nesse formato, Ciro foi apontado por 3%. Índice inferior aos entrevistados que não souberam responder, que foi de 14%. Outros 6% informaram que não votariam em nenhum candidato, enquanto 4% indicaram que vão votar branco ou nulo. 

Realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, o BTG Pactual ouviu dois mil eleitores por telefone. A confiança do estudo é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08028/2022. 

COMENTÁRIOS dos leitores