Bolsonaro é o candidato mais rejeitado nas favelas

De acordo com a pesquisa do Instituto Favela Diz, quase metade do eleitorado das favelas não vota em Bolsonaro de jeito nenhum

ter, 09/08/2022 - 11:22
Tânia Rêgo/Agência Brasil Casas de uma área de favela Tânia Rêgo/Agência Brasil

A pesquisa G10 Favelas, feita pelo Instituto Favela Diz, apontou que Jair Bolsonaro (PL) é o presidenciável mais rejeitado por moradores de comunidades. Além de apresentar as intenções de voto, o estudo revela quais as prioridades para o futuro Presidente ingressar no mandato.

De acordo com o levantamento, Lula (PT) lidera as intenções de voto com 38% dos eleitores. Bolsonaro vem em seguida, com 31%, e Ciro Gomes (PDT) assume a terceira posição com 7%. 

Os demais concorrentes não alcançaram 2%. Outros 13,7% não souberam responder ou optaram por não responder.

Na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são apresentados ao eleitor, Lula manteve a vantagem com 36%, enquanto Bolsonaro foi a preferência de 29%. Ciro pontuou apenas 4% e 24% afirmou que não sabem em quem votar ou não respondeu.

Rejeição

Quase metade do público apontou que o atual presidente é o candidato mais rejeitado. Questionados sobre qual postulante não votariam, 45% mencionou Bolsonaro e 32% indicou Lula.

Prioridade na gestão

Também foi perguntado sobre a prioridade do próximo presidente. Cerca de 19% quer o foco na geração de empregos, 17% defende a melhoria do sistema de saúde, 16% sugere a redução da inflação e a diminuição do preço de alimento, gás e combustível, 14,93% cita o combate à pobreza e 8,85% indicou que deve ser o combate à corrupção.

Metodologia

A pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, e ouviu dois mil moradores de favelas espalhadas em 64 cidades de 24 unidades federativas. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no TSE sob o número  BR-09451/2022.

COMENTÁRIOS dos leitores